Ano XIII - 2023

Massagem Bem estar Físico e Mental



                                               



Técnica deixa você pronta para encarar o sol e o calor

Você sabia que a indisposição provocada pelo calor intenso pode ser reduzida com técnicas de massagem para o corpo e o rosto? Sim, chamada de massagem energizante, essa é uma novidade para o verão 2012 que pode facilitar a vida principalmente de quem vai curtir o calor no escritório porque não teve férias.

O desconforto natural causado pelo calor, como a indisposição e o cansaço, pode ser aliviado com essa massagem vigorosa feita em ambiente especial preparado para despertar e não para relaxar. "A massagem energizante é utilizada com o objetivo de atenuar o cansaço e prostração física, estimulando a energia e a vitalidade, criando uma sensação de bem-estar e alegria. É feita com movimentos rápidos e sequenciais no início de sua execução e, depois, suaviza para finalizar a sessão", diz Thaís Baldusco, fisioterapeuta e membro da equipe da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker.

Ela pode ser realizada de uma a duas vezes por semana e atinge pontos específicos da musculatura. A principal diferença entre a energizante e a relaxante é a pressão utilizada, já que, no caso da primeira, a rapidez dos movimentos é mais ágil. “Enquanto uma massagem que combate o estresse pede um ambiente calmo, com música relaxante e até uma luz mais baixa, a massagem energizante pode ter como som de fundo uma house music, uma luz um pouco mais clara e uma essência estimulante, como a Ylang Ylang”, explica Thaís.

Rosto e corpo
Para tratar o rosto, além das manobras com as mãos, é possível usar pedras frias para tonificar e energizar. Já para o corpo, é necessário realizar movimentos mais fortes e constantes para gerar alívio da dor, movimentos tonificantes para estimular a musculatura e, no fim, realizar movimentos de drenagem linfática para restabelecer a sensação de conforto. Como complemento, há diversos elementos que podem ser utilizados nas massagens, como bambus, pedras quentes, rolo e óleos.

Segundo Thais, todas as técnicas aplicadas durante a sessão de massagem energizante proporcionam equilíbrio para o organismo, além de ajudar na recuperação do vigor físico. "Para potencializar o resultado, é possível usar cremes com princípios ativos que aquecem e também esfriam, estimulando uma melhor reação do organismo. Entretanto, o ideal é sempre conversar com os pacientes para avaliar a necessidade de cada um e a técnica a utilizar", finaliza a fisioterapeuta. O preço varia entre R$ 80 a R$ 300.

Hélice
Especial para o Terra

Enxaqueca
A enxaqueca é uma dor de cabeça grave que pode durar de 2 horas a 2 dias, em geral acompanhada por distúrbios visuais e por náuseas ou vômito. Ela costuma ser causada por certos alimentos. Comece a terapia utilizando técnicas de reflexologia para trabalhar nas áreas relacionadas as sistema digestório, e depois trabalhe a cabeça e a coluna - com frequência os pontos de tensão que causam a dor de cabeça. Você também pode precisar trabalhar em outros pontos para aliviar sintomas relacionados, como esforço ocular ou tontura.
Venha fazer massagem!
Tudo de bom sempre
Abraço

Dor de Cabeça
A maioria das dores de cabeça são causadas por estresse e má postura, mas elas também podem ser o resultado de congestões, febres e viroses. A massagem pode reajustar o equilíbrio da pressão na cabeça, desobstruindo os seios da face, reduzindo o estresse nos músculos do pescoço e ombros e aliviando os sintomas do esforço ocular. A dor em geral se manifesta na base do crânio, nas regiões temporais (têmporas), na testa e no topo da cabeça.
Faça massagem!!!
Tudo de bom sempre
Abraços

Saiba mais sobre massagem
Massagem deixou de ser artigo de luxo. Sites de compra coletiva estampam pacotes em spas e clínicas a preços baixos.No Peixe Urbano, por exemplo, a oferta de massagens relaxantes aumentou 500% em um ano (comparando o último trimestre ao mesmo período de 2010), segundo o site.

O Spa Week, evento que oferece esses serviços a preços promocionais por duas semanas, já chegou à quinta edição no Brasil e se espalhou por cinco Estados. Graças a isso, 20 mil pessoas pisaram em um spa pela primeira vez na vida até a penúltima edição, em abril deste ano.A última edição foi neste mês, mas os números não estão fechados. "Estão crescendo. A cada edição 60% dos atendidos são novos clientes", diz Elaine Vieira, da Associação Brasileira de Clínicas e Spas.A popularização tem seu lado bom: torna as técnicas de massoterapia mais conhecidas."As pessoas têm mais consciência de que podem recorrer a esse recurso terapêutico sempre que precisarem e começam a abandonar a ideia de que massagem é esotérica", diz Afonso William Ribeiro, presidente da Associação Nacional dos Terapeutas.

COMO UM PRODUTO
O lado ruim é que muitos compram terapias como se fossem produtos. "Toda massagem tem indicação e contraindicação", diz Perla Teles, fisioterapeuta e membro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.Ninguém deve sair da sessão pior do que entrou, diz o terapeuta Afonso Ribeiro. "A pessoa pode sentir uma dor durante, mas não ficar dolorida depois."Uma questão é a qualificação profissional. Massoterapia não é regulamentada e cada técnica exige conhecimento específico.A massagem ayurvédica, por exemplo, deve ser orientada por alguém que tenha conhecimentos profundos em medicina ayurveda, explica Homero de Azevedo, da Academia Internacional de Ayurveda Yoga do Brasil e Terapias Integradas. "É preciso entender de fitoterapia, além de conhecer o perfil da pessoa. Ayurveda não é massagem com óleo quente."Segundo Azevedo, o melhor é fugir de pacotes que não incluam pré-consulta ou ao menos o preenchimento de um questionário.

BENEFÍCIOS
Quando bem aplicada, a massagem relaxa, ajuda a tratar o estresse e a dor crônica, segundo a fisiatra Marta Imamura, do Hospital das Clínicas de SP.Ela foi coautora de uma revisão de estudos científicos sobre os benefícios da massagem no tratamento da dor lombar inespecífica --sem causa determinada.O artigo avaliou 13 estudos. Em oito, a técnica foi comparada a tratamentos como acupuntura e fisioterapia. A massagem foi tão ou mais eficaz que os outros. "A dor causa contração muscular. A massagem relaxa o músculo e aumenta a circulação sanguínea."Os resultados dos estudos foram com tratamentos mais longos (duas sessões por semana por dez semanas), mas uma só sessão já traz efeitos."Muitos compram pacote sem conhecer o local, a técnica e o profissional."A maioria das massagens é contraindicada em casos de câncer, doenças de circulação e de pele. "Quem tem problema vascular e não fez consulta prévia pode sofrer embolia pulmonar na drenagem linfática", diz Teles.
Colaboraram IARA BIDERMAN e GUILHERME GENESTRETI

Nenhum comentário:

Postar um comentário