Ano XIII - 2023

Dores nas costas


Dores nas costas





Lombalgia, dor lombar, lumbago são alguns termos mais técnicos para definir  a comum dor nas costas.
Em geral existe uma dor difusa na zona mais baixa da coluna perto da cintura, e acima dos músculos das nádegas.
Ao inicio pode ser uma dor leve, mas no entanto vai progredindo e acentuando-se conforme alguns movimentos, melhorando com a posicão deitada. Devido ao espasmo muscular na região lombar, as costas começam a curvar e a enrigecer tornando mais dificil a execução de movimentos básicos do dia a dia.

A dor nas costas mais comum, normalmente aparece de manhã quando nos levantamos e melhora consoante caminhamos durante o dia, pois os tecidos aquecem. No final do dia tendencialmente aparece de novo devido ao desgaste e arrefecimento.
Este é um quadro doloroso que pode estar sempre presente, aparecendo e desaparecendo  em intervalos  variáveis tornando-se se num ciclo crónico de dor.Chegamos a um ponto em que se pode começar a entender a dor em si, e até prever em que situações poderá aparecer. Tais como ficar parado no carro no trânsito ou estar de pé por algum tempo. A gravidade e o peso influenciam bastante este processo de dor.
Em casos onde é bastante frequente a pessoa pode sentir um impacto reflexo psicológico enorme, atravessando periodos de depressão e ansiedade, tornando se  anti social e mau humorado.

A dor nas costas também pode iniciar se de uma forma rápida e aguda devido a mau jeito postural, donde os músculos são obrigados a retrair em defesa da estrutura. Normalmente este tipo de dor afecta sempre um dos lados e dificilmente atinge os dois membros inferiores. A elevação do membro inferior afectado torna se muito dificil ou mesmo impossivel.
Quando a dor irradia para coxas e pernas podemos estar na presença de uma dor Ciática. O nervo ciático poderá estar inflamado devido a compressão de vértebra ou até de compressão muscular através do músculo piriforme.
Entretanto em associação, se houver perda de força ou sensibilidade nas pernas trata se de algo muito mais sério e que requer uma apreciação mais profunda.

A dor nas costas tem cura?

Na maioria dos casos, dores nas costas estão ligadas a ciclos de carácter benigno e somente o paciente necessita de repousar, tomar as devidas medidas ligadas a exercicios isómetricos de mobilidade, massagem, gel terapêutico,calores secos. 
Posto isto é uma questão de dias para atingir recuperação total e retornar ao trabalho em segurança e conforto.

Dor nas costas no trabalho

Estudos cientificos demonstram que pelo menos 50% dos trabalhadores da indústria e do comércio, apresentam dores nas costas durante um período em alguma fase de suas carreiras. Inclusive em outras indústrias, pelo menos 4 horas por ano de baixa médica por cada trabalhador e , 85 % destes trabalhadores com dores nas costas normalmente têm crises repetitivas.
Posturas erradas de pé ou sentado, assim como transporte de pesos, contribuem para que 25 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos sofram de dor nas costas. Podemos concluir assim , que dores nas costas tem um peso importante não só a nivel médico mas também a nivel económico.
Portanto, é fundamental a prevenção através da continuação da pesquisa, implementação e incentivação de exercícios e técnicas terapêuticas de mobilidade , implementação da massagem corporativa e orientação para os responsáveis da indústria e comércio sobre as melhores condições de trabalho.

Alívio com gelo ou calor?

A crioterapia é muito eficaz para lesões em fase aguda ou inflamação. O gelo serve para  constrição sanguinea, logo, elimina e bloqueia a inflamação através da diminuição da condução nervosa e redução de frequência metabólica, como por exemplo no caso de torção de um joelho ou tornozelo no seu estágio inicial. Em termos de uso do gelo para dor nas costas, provavelmente funcionará melhor se houver em curso um processo espasmódico  ou músculos contracturados e hipértónicos, que poderá estar associado a lesão da fibra muscular, articular ou uma outra lesão muscular periférica.Tarefas com esforço no limiar da capacidade ou até queda e contusão podem estar associados a este factor de dor.

Calor

Provavelmente o calor oferece bons resultados de alivio para dor crónica. Uma vez terminada a  fase aguda, a maioria de dor de costas é causada por falta de irrigação sanguinea ou isquémia. O uso do calor seco( mais indicado em deterimento do húmido.) vai provocar dilatação das veias e capilares. Esta é uma terapia ideal para dor lombar crónica e uma excelente modalidade após o uso de exercicios e manobras correctivas para os músculos.

http://as-minhas-dores-nas-costas.blogspot.com.br/2010/01/dores-nas-costas.html

Um comentário:

  1. Por muitos anos sofri de fortes dores nas costas que às vezes não conseguia me mover. Pratiquei judô por mais de 15 anos da minha vida e no final, as dores nas costas me levaram a todo tipo de atividade física. Há um ano minhas dores desapareceram depois de usar a mistura de ervas do Dr. James graças ao seu tratamento natural. Encontrei na internet que qualquer pessoa pode contatá-lo em seu e-mail @ drjamesherbalmix @ gmail.com. Pelo menos seu tratamento me curou completamente. Espero que seja útil para você, pois aconteceu comigo. O medicamento fitoterápico do Dr. James é feito de ervas naturais, sem efeitos colaterais e fácil de beber. Se você tem a mesma dor nas costas ou qualquer tipo de doença humana, incluindo HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, glaucoma., Catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, autismo, pulmão doença. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus,
    Demência.Câncer de rim, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES / LOTERIA. E-MAIL DE CONTATO: drjamesherbalmix@gmail.com WHATSAPP: +2348152855846

    ResponderExcluir