Ano XIII - 2023

Indicações da Massoterapia

Todas as técnicas e métodos utilizados pela Massoterapia se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio.
O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.
- Indicação higiênica: manter e promover a saúde, prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida.
- Indicação complementar: em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.
A massagem é invariavelmente administrada como um adjunto de outras abordagens, médicas ou complementares, e em alguns casos apenas é executada com a aprovação de um médico.
Nesse estágio, é importante considerar a aplicação da massagem para diferentes tipos de condição:
- Nos distúrbios constitucionais mais generalizados, o papel da massagem é estimular a eliminação de toxinas e resíduos – substâncias oriundas de infecções, inflamações, espasmos musculares e alterações similares. A massagem atinge seus objetivos pela influência sobre a circulação, em particular a do retorno venoso e linfático. Benefícios adicionais ocorrem com o relaxamento dos músculos e, igualmente significativo, com o relaxamento do cliente. Um efeito indireto, mas relevante é a estimulação do sistema nervoso autônomo, que, por sua vez, melhora a produção de secreções glandulares e o funcionamento orgânico;
- Todos os movimentos de massagem têm um efeito de normalização sobre as zonas reflexas, quer sejam áreas de dor referida direta,, relacionada a uma disfunção orgânica, quer seja uma mudança tecidual indireta. Além disso, algumas técnicas de massagem (como a técnica neuromuscular) podem ser aplicadas a zonas específicas, relacionadas com determinado distúrbio ou órgão;
- Nas condições mais específicas, como alterações patológicas, a massagem é aplicada para ajudar a aliviar alguns dos sintomas associados ao problema.

Diversos problemas encontram solução através da massoterapia, tais como:
- Calcificações articulares;
- Contrações
- Espasmos
- Atonias e contorções musculares;
- Luxações;
- Edemas;
- Debilidade sexual ou nervosa;
- Distúrbios cardíacos, circulatórios, digestivos e intestinais;
- Fadiga;
- Obesidade;
- Paralisia;
- Reumatismo, gota, nevralgia e artrite;
- Febres até 38º (ocasionadas por dengue ou resfriados);
- Prisão de ventre;
- Pré e pós cirúrgicos em estética;
- Cicatrizes;
- Gravidez normal;
- Bebês;
- Crianças;
- Idosos;
- Lesões em geral.

As ações primárias da massoterapia são:
- Maximizar a circulação da energia vital pelo corpo;
- Estimular a circulação de uma forma geral;
- Favorecer o autoconhecimento e autoconsciência;
- Auxiliar no combate de dores;
- Contribuir para a organização do tônus muscular;
- Contribuir para a normalização das funções fisiológicas;
- Auxiliar na administração das tensões e do estresse.

Fonte: http://www.preventivafisioterapia.com.br/preventiva/index/biblioteca/cod/9

Nenhum comentário:

Postar um comentário