Ano XIII - 2023

Massagem alivia dores no pescoço

Massagem alivia dores no pescoço

Massagem alivia dores no pescoço


Não há nada mais incômodo do que acordar pela manhã com dores no pescoço, talvez provenientes de uma noite mal dormida ou do acúmulo de estresse. Segundo especialistas, os músculos da região cervical são responsáveis por sustentar a cabeça.
 
Além disso, eles auxiliam na movimentação dos ombros e braços e, ainda, servem como músculos acessórios na respiração. Então, os acúmulos de funções somados ao estresse e tensão fazem com que esses músculos entrem em um estado de sobrecarga e fadiga excessivos.
 
Desta forma, as consequências do quadro podem ser uma sensação aumentada de peso nos ombros, além da dificuldade em movimentar o pescoço. Casos mais extremos ocasionam dor. Saiba mais!


O que pode provocar essa tensão na região do pescoço
Ainda, na opinião de profissionais, quando nos encontramos em situações de medo, tensão e estresse excessivo os músculos da região posterior do corpo, responsáveis por manter a postura ereta, entram em um estado de tensão aumentada.

Essa contração é considerada involuntária e ocorre como sendo uma resposta a esses estímulos externos, formando nódulos doloridos conhecidos como pontos gatilhos ou pontos de tensão.
 
Assim, a presença desses nódulos forma um ciclo de contração muscular que se mantém por muito tempo, gerando dor na região principalmente do pescoço. Para minimizar esse desconforto, pequenos vícios e alterações posturais são adotados.

Entretanto, o efeito pode ser contrário. Ou seja, eles acabam contribuindo para a manutenção do quadro doloroso e quando isso acontece o termo utilizado é cervicalgia tensional.

Além disso, os especialistas explicam que outra situação que pode causar dor e tensão na região são as chamadas cervicalgias mecânicas, algumas delas causadas por lesões e traumas nos discos intervertebrais presentes na coluna cervical.
 
Essas lesões são identificadas de acordo com a severidade de cada uma delas: abaulamento discal, protusão de disco e hérnia de disco ou hérnia discal. Sendo que tanto os sinais quanto os sintomas são semelhantes. Dores na região cervical associada com nódulos de tensão na região dos ombros e dores irradiadas nos braços.

Como lidar com as dores

Para evitar futuras dores ou complicações o indicado é atentar-se sempre à postura. Para isso, evitar sentar-se de forma errada é o primeiro passo, além de longos períodos na mesma posição.
 
Cuidado também com a forma com qual se levanta ou carrega um objeto pesado. Os especialistas explicam ainda que um quadro de estresse e tensão nos faz alimentar-se mal, sem contar que prejudica nosso sono, mantendo uma postura irregular na hora de dormir.
 
Então, prefira deitar-se de lado com um travesseiro entre as pernas e outro na região do pescoço. Este precisa ter a altura adequada. Assim, evita-se que o pescoço sofra inclinações cima ou para baixo.
 
Já quando apresentamos histórico de traumas ou lesões na região, para profissionais torna-se evidente que a pessoa está sofrendo de estresse e tensão muscular. Neste caso, exercícios de alongamentos ou massagens podem amenizar o quadro.

Como fazer alongamento

Comece rodando a cabeça para o lado direito. Em seguida, incline-a levemente para frente. Com a mão direita, faça uma leve pressão para alongar os músculos que ficam à esquerda do pescoço. O indicado é alongar-se de três a quatro vezes por dia, três séries de 30 segundos para cada lado.
 
Agora, coloque as mãos na parte de trás da cabeça e a incline levemente para frente. Faça uma leve pressão para alongar os músculos desta região. O exercício pode ser realizado de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos cada.

Como fazer a automassagem

- procure localizar o ponto exato em que está sentindo dor e, com a ajuda da polpa dos dedos, realize pequenas pressões na região. Faça também movimentos circulares no para minimizar a tensão;

- durante o banho, deixe a água morna cair sobre a região por alguns segundos. Em seguida, aplique a automassagem. De acordo com especialistas, o procedimento pode ser feito de três a quatro vezes por dia durante um minuto em cada região afetada.

Atenção: os procedimentos citados são indicados penas para quem sofre com dores desencadeadas por tensões ou estresse. Quadros de lesões na coluna como hérnias de disco, protusões discais e traumas precisam ser avaliados por profissionais. Somente um médico pode detectar o problema e indicar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário