Ano XIII - 2023

DOR NA PLANTA DO PÉ? ALONGUE-SE E LIVRE-SE DELA!

Carolina Nobrega

Carolina Nobrega

Quando você acorda sente aquela dorzinha na sola do pé? Depois, ao longo do dia, essa dor vai passando ou diminuindo? Pode ser ‘facite plantar’, uma lesão que provoca dor no arco do pé e também frustração, porque a recuperação é lenta, e o problema quase sempre volta.

VAMOS AO “BLÁ BLÁ BLÁ” CLÍNICO

As causas mais comuns da facite plantar são o esforço repetitivo e o excesso de ‘pronação’ (quando o pé fica voltado para dentro, diminuindo o arco), que sobrecarrega e inflama a ‘fáscia plantar’ (estrutura que recobre os músculos da sola do pé). Uma das funções mais importantes da fáscia nos movimentos é auxiliar na sustentação do ‘arco medial’ do pé (elevação que existe na parte interna) e na absorção do impacto do corpo no solo.
anatofacia_SOS_solteiros_studioFlex


SE VOCÊ SOFRE COM ESSE PROBLEMA

Aqui vão algumas sugestões ‘caseiras’ para ajudar a minimizar ou até eliminar a dor. Em primeiro lugar, alongar sempre o pé é a forma mais eficiente para se livrar da facite plantar. Mas lembre-se: é importante procurar ajuda médica especializada para diagnostico correto e tratamento adequado.

BOLINHA DE TÊNIS

pressaobolade tenis_SOS_solteiro_studioflex
Essa dica é muito boa, pois podemos usar bolinhas velhas, que não servem mais para a prática de tênis, então o custo pode ser zero.
– De pé, coloque a bolinha de tênis em um ponto da sola e descarregue seu peso em cima dela, como se fosse dar um passo à frente.
– Quanto mais inflamado estiver, mais doloroso será. Mas aguente firme porque a dor aguda passará em algumas sessões!
– Procure manter-se na posição por 15 a 30 segundos, fazer de 3 a 4 vezes por dia.

ROLINHO MASSAGEADOR

É possível obter os mesmos resultados usando rolinhos específicos (conforme a figura abaixo), que podem ser encontrados em grandes farmácias.
rolofacite_SOS_solteiros_studioflex1

GARRAFA DE ÁGUA

Outra maneira é congelar água em uma garrafinha e fazer os mesmos movimentos, ótimo para quem corre
garrafa
(Via Runner)

2 EM 1

Aproveite o momento, chame aquela paquera e faça o combo massagem a dois e fisioterapia, com uma sessão de Reflexologia! Veja abaixo o mapa de onde estão localizados os principais pontos de referência de vários órgãos na planta do pé.
reflexologia

POSIÇÃO DA CONCHA

(Essa é infalível!)
image-6
(StudioFlex Brasília/DF)
– Sente-se em cima dos calcanhares e projete o peso do corpo sobre os pés.
– Deixe a pontinhas dos pés apoiadas no chão.
– Sinta o alongamento da planta do pé.
– Mantenha a postura até que o pé pare de doer ou por pelo menos 1 minuto.

OUTROS MOVIMENTOS

Outras ações também colaboram para a melhora no quadro de dor. Alongar a musculatura posterior da perna (panturrilha e posterior da coxa) pode ser uma excelente ideia! Veja nas imagens a seguir algumas sugestões de como fazer isso usando objetos do dia a dia:
dor_no_arco_SOS_solteiro_studioflex
Espero que essas dicas possam te ajudar!
Tem mais sugestões, duvidas? Aproveite o espaço para comentar.

Apoio
LOGO STUDIOFLEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário