Ano XIII - 2023

Massagem para Fibromialgia

Massagem para Fibromialgia

                          

 A massagem, em geral, é feita de forma leve e personalizada em cada cliente, porque cada pessoa com fibromialgia tem características diferentes.

Benefícios

Auxilia na diminuição dos sintomas que a doença provoca, pois melhora a circulação sanguínea e a oxigenação celular e tecidual e reduz as dores.

Mais sobre a técnica

A massagem em geral é boa para pessoas que sofrem de fibromialgia, porque estimula a circulação e libera hormônios anti-estresse.  A técnica se utiliza de várias formas de massagem para obter o máximo de eficácia no tratamento. A massagem relaxante, estímulos de pontos de gatilho e pedras quentes são usados com ótimos resultados. A massagem, em geral, é feita de forma leve e personalizada em cada cliente, porque cada pessoa com fibromialgia tem características diferentes. Normalmente, o cliente começa a ter uma boa melhora depois de 3 a 8 sessões de massagem. Lembrando sempre que as massagens não substituem os tratamentos e diagnósticos do médico.

O que é fibromialgia?

É uma dor na musculatura ou nos tecidos moles do corpo. Fibromialgia vem das palavras em latim: “fibro” - tecido, “myo” – músculo, “algos” - dor. Em geral, a dor é crônica ou vai e volta com freqüência. É muito comum as dores mudarem de local pelo corpo, um dia doem as pernas, no outro dia a cabeça e assim por diante. Muitas vezes, a dor aumenta com o toque ou pressões na área dolorida. Outros sintomas da fibromialgia são cansaço, dores nas articulações, intestino preso, formigamento, angústia, depressão e estresse. Mas é bom lembrar que os sintomas acima não correspondem a todas as pessoas com fibromialgia. Algumas têm poucos sintomas e outras mais.
Dados mostram que, em torno de 2% a 4% da população têm alguma forma de fibromialgia, mas até hoje ninguém conseguiu provar a origem da doença, e também não surgiu algum remédio ou tratamento que garanta uma melhora. Antigamente, os pacientes com fibromialgia não eram levados muito a sério por causa da falta de provas da doença, o que piorava o quadro. Muitos eram chamados de “complicados” ou “aquele que sempre reclama de dores sem ter nada”.
A massagem, porém, sempre foi muito aceita como tratamento da doença porque alivia a tensão muscular e trata o estresse e a angústia, estimulando hormônios do bem-estar e acionando a divisão parassimpática do sistema nervoso autônomoresponsável por deixar a pessoa calma. Outra terapia usada para fibromialgia, que normalmente gera bons efeitos, é o exercício físico leve.
Até hoje existe uma controvérsia sobre a fibromialgia. Muitos médicos não acreditam que é uma doença, por não haver evidências físicas envolvidas no problema. Mas o consenso hoje em dia é de que a origem da doença é psicológica de menor ou maior proporção. Outros estudos mostram que a fibromialgia pode ser um estado de reumatismo em que os músculos, tendões e ligamentos estão afetados.
Outros fatores externos agravam o quadro dos pacientes com este problema. Um acidente, esforço físico, doenças como gripe ou resfriado podem piorar as dores no corpo de forma generalizada. Muitas pessoas que sofrem da doença a sentem mais num dia de frio ou num dia de calor, ou quando a temperatura muda rapidamente. Emoções fortes, sustos, medo ou algum trauma também podem ser gatilhos para a doença.
Independentemente da origem do problema, é bom lembrar que quem sofre de fibromialgia tem uma qualidade de vida reduzida. As dores complicam o dia-a-dia de tal forma, que elas sofrem na vida pessoal e professional, tudo fica mais difícil de se realizar. É mais cansativo trabalhar quando se sente dores. A pessoa se priva de sair com os amigos ou viajar porque sabe que para ela vai ser mais difícil. E assim começa um círculo vicioso de isolamento, o que leva a mais angústia e estresse, ou até a uma depressão.
O fato de que a qualidade de vida do paciente diminui já é suficiente para levá-lo a sério, algo que o Espaço Bergqvist na Suécia e no Brasil faz há mais de 30 anos. É com muito orgulho que, muito antes de existir o nome fibromialgia, numa época em que a medicina tradicional em boa parte desacreditava das pessoas com a doença, nós já as atendíamos com todo respeito e ótimos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário