Ano XIII - 2023

O efeito da massagem terapêutica nos sintomas climatéricos em mulheres pós-menopausadas com insônia




No período do climatério, cerca de 80% das mulheres são acometidas pelas consequências do hipoestrogenismo: alterações fisiológicas, psicológicas, ondas de calor, nictúria, alterações de humor.
Essas modificações contribuem para o aumento da prevalência de insônia nessa fase, que atinge cerca de 28% a 63% das mulheres pós-menopausadas.
A presença de tais sintomas associados a condições sócio-culturais, como a aposentadoria, a valorização da juventude, o envelhecimento, refletem diretamente na qualidade de vida dessa população.
Como a terapia hormonal tem sua indicação individualizada e não indicada em alguns casos, a procura por terapias coadjuvantes ou substitutivas é crescente, incluindo a massagem terapêutica, que pode aliviar os sintomas da insônia no período climatérico.
O presente estudo é apresentado em dois trabalhos.
O primeiro, um estudo piloto com sete voluntárias, que avaliou o efeito da massagem terapêutica em mulheres pós-menopausadas com insônia e apresentou melhora objetiva e subjetiva no sono.
Os resultados deste estudo nos levaram à elaboração do segundo trabalho, randomizado e controlado.
O trabalho 2 avaliou quarenta e quatro mulheres distribuídas em 3 grupos, controle, movimento passivo e massagem terapêutica.
Os resultados dos questionários mostraram melhora no sono, nos sintomas climatéricos e na qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário