Ano XIII - 2023

 

Síndrome Dolorosa Miofascial ou Dor Muscular


Fáscia

A fáscia é um tecido forte que se espalha por todo o corpo numa teia tridimensional desde a cabeça aos pés sem interrupção, envolvendo todo e qualquer tecido do corpo desde a célula, grupo de músculos, ossos, órgãos, etc.
Mais concrectamente a fáscia é conhecida como tecido conectivo o qual é composto por colagénio (que actua como cola) e elastina (que actua como elástico) criando dessa maneira a conexão entre toda e qualquer estrutura do corpo humano.
A fáscia ou tecido conectivo dá e mantém a elasticidade de toda e qualquer parte do nosso corpo, órgãos, músculos, etc. sem permitir exageros devido ao colagénio que mantém os limites da flexibilidade.
A fáscia não envolve apenas todo o qualquer músculo, mas também envolve toda e qualquer fibra da qual o músculo é feito, assim como cada miofibrila, e cada pequena parte até ao nível celular. Desta maneira é a fáscia que determina o funcionamento e o comprimento do músculo e de toda e qualquer estrutura do corpo.
Ela envolve nervos, ossos, artérias, veias e ductos assim como os músculos e é o maior organizador do corpo, organizando e separando toda e qualquer estrutura do corpo e organizando os músculos em unidades funcionais.
A fáscia é o componente básico do sistema músculo esquelético do corpo e em circunstâncias normais ela deve ser flexível e deslizante.
No entanto através de traumatismos, processos inflamatórios, más posturas, cirurgias, stress, toxinas, etc., criam-se restrições e aderências na fáscia e entre esta e os tecidos vizinhos o que faz com que ela se torne mais sólida e dessa forma encurte as fibras fasciais o que cria pressão em áreas sensíveis, provocando dor (dor miofascial e/ou dores miofasciais) e restrições de movimento.
Esta é também a razão do mau funcionamento de órgãos, músculos e do corpo em geral.
A falha em reconhecer a importância da fáscia e o seu relacionamento com toda a estrutura e movimento do corpo, ajuda a explicar o porquê dos maus resultados ou dos resultados temporários que se obtêm com os tratamentos standard.
Este é um sistema fisiológico que tem sido ignorado e que tem de ser estudado e compreendido se queremos o bem estar dos nossos pacientes.
A causa principal de dores somáticas (dores no corpo, dores crónicas, tendinites, dores miofasciais, etc.), de dores somato-viscerais (dores do corpo que afectam as vísceras e vice-versa) ou dores somato emocionais (dores do corpo que afectam a parte emocional e vice-versa)são disfunções miofasciais.
É comum os pacientes que estão sobrecarregados com crónicas ou fortes compressõesmiofasciais terem grande agitação mental, irritação, desgaste, cansaço, incómodos, insónias e outros pensamentos e emoções desagradáveis.
Também é comum ouvi-los dizer quão profundamente aliviados eles ficam dos seus pensamentos e emoções, depois da Libertação Mio Fascial lhes ter aliviado as compressões e os pontos dolorosos associados.
Estima-se que cerca de 90% dos pacientes tenham disfunções miofasciais.
Os testes que actualmente se fazem como os raios X, TAC e muitos outros, não mostram as restrições miofasciais e dessa forma o paciente não obtém um diagnóstico completo acerca da causa das suas dores. (A maioria das dores são dores miofasciais)
Desta forma ele não recebe o tratamento correcto e eficaz para o seu problema.
Também o stress emocional e/ou as emoções negativas podem ir sendo guardadas e sendoacumuladas no corpo durante anos acabando por provocar doença ou doenças.
O tempo não cura estas coisas que existem nos tecidos, antes pelo contrário, enterra-as cada vez mais na fáscia, criando disfunções  e alterações cada vez maiores.
Infelizmente existe muita informação falsa acerca das dores miofasciais, dos síndromas miofasciais, dos trigger points (pontos gatilho) e da Terapia MioFascial (Mio Fascial).
Existem muitos tipos de miofascial mas nem todas produzem os resultados esperados o que acaba por produzir muitas das falsas informações que circulam acerca da terapia miofascial.
A afirmação mais infeliz e completamente falsa que existe por aí, é que não existe qualquer tratamento eficaz para os síndromas e dores miofasciais e que dessa forma a pessoa tem de aprender a viver com a dor.
No entanto um terapeuta miofascial pode rapidamente inactivar os trigger points (pontos gatilho) em muitos pacientes, eliminando rapidamente as dores da pessoa.
Ele elimina também a razão da sua agitação mental, irritação, desgaste, cansaço, incómodos,insónias, pensamentos e emoções negativas, etc.
Mais, ele pode resolver as causas da dor e dos problemas existentes na fáscia e dessa forma eliminar de vez, muitos dos problemas que se dizem sem solução ou que não têm solução pelos tratamentos clássicos.
Uma vez que a fáscia envolve toda e qualquer estrutura do nosso corpo, facilmente se compreende que a Libertação Mio Fascial ajude em quase todos os problemas de saúde sendo particularmente indicada para:



Pode ler mais em inglês:

Para todos aqueles que querem saber mais acerca da fáscia e da sua importância, eu recomendo a leitura dos sites que se seguem e que estão em Inglês.
Quando se aprende a lidar com as fáscias e a fazer alterações profundas nelas, os resultados ultrapassam tudo aquilo que se possa imaginar e essa é a razão dos muitos "milagres" que todos os dias acontecem em todo o mundo.
Dores crónicas, fibromialgias, escolioses, e muitos, muitos outros problemas (físicos ou não) respondem bastante bem à aplicação de técnicas fasciais e miofasciais.
Felizmente que a fáscia não é apenas uma invenção e hoje, tal como já no passado, as Universidades e a comunidade cientifica estão fazendo muitos estudos e muito trabalho para que haja um maior entendimento e para que dores (crónicas ou não) e muitos problemas físicos sejam eliminados.
Infelizmente ainda existe muita falta de informação acerca destas soluções sobretudo dentro do cidadão comum que não tendo feito uma boa pesquisa continua a sofrer uma vez que estas informações não costumam ser divulgadas pela comunicação social e muitos profissionais de saúde infelizmente também ainda não as conhecem.
Boa leitura:
E também nesta revista de massagem http://www.massagemag.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário