Ano XIII - 2023

Dores miofascial e o Ponto Gatilho

Quem nunca sentiu dores na região do pescoço, ombros e costas em algum momento de maior tensão ou preocupação?


ponto gatilho Dores musculares e o Ponto Gatilho – descubra a origem de suas dores.

Muitas vezes os músculos ficam duros e doloridos podendo até ser notados caroços no interior da musculatura. Geralmente após a passagem do período de maior stress, estes músculos relaxam, porém, algumas vezes estes caroços permanecem nos músculos por um tempo maior, levando a uma dor crônica localizada, com diminuição do movimento daquele músculo. Denomina-se este tipo de problema de dor miofascial, e estes nódulos nos músculos são chamados de pontos-gatilho.

Tudo começa com alguma agressão ao músculo, como um trauma, torção ou outro movimento brusco. O músculo reage com um ponto de contração intensa e localizada – o “ponto-gatilho”. Esta região começa a ficar muito dolorida e dependendo de cada músculo envolvido, existe uma irradiação da dor para outros locais do mesmo músculo; isso pode simular outros problemas de saúde, muitas vezes os mais comuns.

Por exemplo, um ponto-gatilho situado no músculo trapézio, que está na parte de trás do pescoço, produz uma dor irradiada para a cabeça, olhos e testa – o que pode ser confundido com uma enxaqueca. Outro ponto, agora no músculo piriforme, que é parte da nádega, irradia sua dor para a coxa e perna podendo simular uma ciática, e assim por diante.


Ponto Gatilho (trigger point)
Estes pontos de dor muscular caracterizam-se como sendo regiões sensíveis em bandas musculares contracturadas ou tensas, que produzem dor referida em áreas musculares distantes ou adjacentes. Esta dor pode originar-se em um único músculo, ou até em vários gerando alguns padrões de dor complexos e variáveis.

Trauma e micro trauma, infecção ou inflamação muscular devido a patologia de base, alterações posturais com discrepância de membros, esfriamento de músculos fatigados, isquémia, lesões de ligamentos e articulações, deficiência de vitaminas (C) e alguns minerais, taxa metabólica baixa, stress emocional, fadiga geral, falta de descanso etc.
Os pontos-gatilho são instalados num músculo toda vez que este for sobrecarregado e exigido além da sua capacidade de tolerância no momento. Uma vez instalado ele pode ficar em estado de latência por muito tempo, às vezes anos, até ser ativado. Para ativá-lo basta apenas que se some a ele uma situação de stress físico e/ou emocional e uma nova sobrecarga do músculo. Quando ativado ele produz um espasmo doloroso em algumas fibras do músculo. A situação se complica quando o sistema nervoso, recebendo o sinal de dor, intervém exigindo que o músculo se contraia, numa tentativa de defendê-lo. Esta nova contração sobre o espasmo doloroso produz mais dor. Fecha-se então um ciclo vicioso em que quanto mais dor for produzida pela contração, mais contração o sistema nervoso pede ao músculo. E o que começou com algumas fibras, logo envolve o músculo inteiro e até mesmo outros próximos, abrangendo toda uma região. Como exemplo disso temos então um torcicolo ou uma lombalgia.



Dor crônica ( miofascial) e Massagem

Massagem pode aliviar dor crônica.  Massagem terapêutica investigação mostra como a dor crônica pode ser aliviada.


Alívio da Dor


Na Grécia e Roma antigas, era realmente os médicos que utilizavam a massagem como um dos principais métodos para tratar a dor. Hoje, massagistas são alguns dos melhores profissionais treinados para lidar com síndromes de dor miofascial e músculo-esqueléticas. Por quê? Porque é isso que eles são treinados para fazer. Massagem terapeutas são treinados em anatomia, fisiologia e patologia, e eles passam muitas horas fisicamente palpação e manipulação de músculos e tecidos moles do corpo. Se é menor dor nas costas, artrite ou fibromialgia, massagem pode ser capaz de aliviar a dor associada.


Antes de mais nada é preciso localizar os pontos através da palpação. Então pressioná-los por mais ou menos dez segundos. Isto vai desativá-los. Pode ser bem doloroso, devendo por isso ser feito com calma e sensibilidade. Depois, deve-se alongar os músculos onde eles estavam instalados para devolver a eles sua extensão normal de alongamento.


Eventualmente, um massagista faz isso intuitivamente. É um procedimento até bem simples, mas somado a um bom conhecimento de miologia e cinesiologia pode tornar possível ao massagista atender uma grande variedade de condições dolorosas, desde que de origem muscular.

O Touch Research Institute conduziu mais de 90 estudos clínicos sobre os efeitos benéficos da massagem terapêutica em uma variedade de condições. Os seguintes são resumos de alguns dos estudos realizados sobre os efeitos da massagem terapêutica sobre a dor:


• Artrite reumatóide juvenil - Pais massageado seus filhos artríticas e descobriu que eles sentiram menos dor e pensavam menos rigidez manhã seguinte, a massagem (Field et al, 1997). 

• Labor Pain - Massagem terapêutica foi administrado a mulheres grávidas durante o trabalho e eles mostraram uma diminuição da ansiedade e da dor, assim como tinha tempo de internação hospitalar (Field et al, 1997). 

• Fibromialgia - Pacientes com fibromialgia dormido melhor e com menos dor após um mês de massagens quinzenais. (Field et al, 2002). 

• Dores nas costas - Os participantes com dor lombar foram encontrados para ter uma redução na dor e no aumento da sua mobilidade após a massagem terapêutica (Hernandez-Reif et al, 2001). 

A parte interessante sobre toda esta pesquisa é que dá um sentido renovado de esperança para quem sofre de dor crônica. Não é algo que pode ser feito para a dor. Pesquisa mostrou claramente que a massagem terapêutica é uma maneira de aliviar a dor, isoladamente ou em conjunto com outra forma de terapia, tais como o tratamento quiroprático . Como sempre há diferenças nas experiências individuais de dor, é sempre aconselhável consultar com seu médico para diagnóstico e aconselhamento de tratamento.



Um comentário:

  1. Adquiri a dor miofascial através de esforço repetitivo ao escrever no quadro, enquanto professora de Língua Portuguesa da SEDF.

    ResponderExcluir