Ano XIII - 2023

Espondiloterapia


Quem já não sofreu com dores na coluna? Muitas pessoas tentaram de tudo para acabar com o mal sem obterem sucesso. As dores, quando persistem, podem até abalar o bom humor. Uma alternativa para solucionar esse problema é a Espondiloterapia, que propõe aliviar as dores e corrigir os desvios da coluna, além de beneficiar os reflexos do paciente.


A Espondiloterapia (espondilo, do grego, significa vértebra e terapia, tratamento) foi desenvolvida ao longo de 20 anos, com base na prática de terapias corporais variadas, como drenagem linfática, yôga e shiatsu. Pessoas de qualquer idade ou sexo podem usufruir os benefícios da terapia, independente do problema de coluna que sofram.


A modalidade relaciona cada uma das vértebras aos órgãos internos do corpo humano. O terapeuta identifica inflamações ou sub-luxações nas vértebras e as associa a problemas nos órgãos a que estão relacionadas, tratando-as com a técnica. Segundo especialistas, as 33 vértebras da coluna correspondem a distintos órgãos humanos.


O tratamento dura em média 10 sessões individuais com cerca de 50 minutos cada. Antes de iniciar as sessões, o terapeuta faz uma avaliação detalhada das condições vertebrais do paciente. Com o diagnóstico em mãos, inicia a sessão com técnicas de relaxamento da musculatura (aplicações de shiatsu, massoterapia ou acupuntura). Em seguida são realizados alongamentos passivos feitos pelo terapeuta. Por último, seguem as trações manuais, em baixa velocidade, com movimentos de extensão para alinhar a coluna vertebral.


Os resultados podem ser obtidos já na primeira sessão ou, no máximo, em quatro. As correções de desvios da coluna, como cifose, lordose e escoliose demandam um tratamento mais longo, podendo levar no mínimo um ano, com sessões semanais.


A Espondiloterapia também é de grande utilidade para atletas e esportistas. Ela pode prevenir as lesões vertebrais e aliviar dores de possíveis lesões, com toques profundos e suaves nas estruturas dos músculos, tendões e nervos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário