Ano XIII - 2023

MASSAGENS


                                                     

A massagem tem o poder de melhorar o estado emocional e o humor das pessoas, pois ajuda a aliviar o estresse e fazer com que as pessoas sintam-se mais relaxadas, melhorando o bem-estar geral.

A palavra massagem tem a sua origem do árabe “mass”: tocar, manusear, apalpar, mas também pode ser associada ao grego “massein”= amassar.Dentro os recursos utilizados, as massagens se destacam devido a grande variedade de técnica, além de sua ampla aplicabilidade tanto para promover o relaxamento como na prevenção e tratamento ligado a distúrbios musculares, vasculares e linfáticos. Outro campo que tem ganhado bastante adeptos é massagem com estética finalidades estéticas. 

As massagens em geral são muito agradáveis e trazem sensação de bem-estar. Dependendo da técnica, temos uma infinidade de benefícios. Por essa razão, geralmente faz-se um tratamento completo, com um número de sessões, completando um tratamento. A massagem relaxante pode ser realizada vez ou outra para combater o estresse, mas a redutora e a drenagem linfática devem seguir uma sequência seriada.A prática regular e contínua de qualquer forma de massagem pode fortalecer o corpo, ajuda a prevenir vários problemas que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e uma fraqueza da nossa estrutura corporal. A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso ajuda a diminuir o cansaço.

Algumas formas de massagens se inspiraram na filosofia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com todas as teorias de Meridianos e pontos de Energia, utilizando-se de seus benefícios no corpo e em todos os sistemas, eliminando sintomas e curando doenças. Daí surgiu o Do-in, Shiatsu, Tui-Ná.Já as massagens com finalidades estéticas trazem um grande benefício circulatório. Ajudam a diminuir a estase circulatória e linfática, drenam líquidos estagnados, reduzem produtos do metabolismo final, relaxam a musculatura e diminuem a tensão.

Contudo, devemos levar em conta que há muitas modalidades de massagens e cada uma tem seu objetivo, indicação e maneira de ser realizada, mas, em geral, os efeitos fisiológicos são basicamente os mesmos, diferindo em um ponto ou outro. Entre os principais, destacamos:

  • Aumento da circulação sanguínea e linfática;
  • Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
  • Melhora/Redução do edema;
  • Estimulação/Melhora das funções viscerais;
  • Promoção do relaxamento local e geral.


http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/9879/massagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário