Ano XIII - 2023

MASSAGEM: PARA CURAR, RELAXAR OU EMAGRECER

Publicado por Redação em 29/06/2010 às 18h33
As massagens terapêuticas auxiliam no tratamento de diversas doenças. Já as estéticas facilitam a conquista de uma aparência mais jovem e bonita. Beleza ou saúde? Seja qual for seu objetivo, invista nessa prazerosa terapia e, de quebra, relaxe pra valer
Texto • Lívia Filadelfo

 
Elas estão por toda parte. Hoje em dia, além de nas clínicas e spas, é possível conseguir uma massagem rápida no shopping e até mesmo no escritório, durante o expediente de trabalho. Cada vez mais populares, as variações de massoterapia, ou massagem terapêutica, ganharam tanta adesão por um motivo: fazem um bem danado para corpo e mente. “Existem trabalhos clínicos demonstrando os benefícios da massagem em casos de insônia, depressão, ansiedade e até enfermidades psiquiátricas mais complicadas, como anorexia nervosa e TOC”, afirma o clínico geral Alex Botsaris, especialista em acupuntura e medicina chinesa.
Ou seja: os benefícios não são poucos. Além de ser utilizada no tratamento dos distúrbios aí em cima, a massagem reduz a ansiedade, relaxa a musculatura, combate a dor.... E é para todas as idades! Em crianças pequenas, melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso. Para os recém-nascidos, proporciona uma significativa melhora na qualidade do sono. Nos idosos, ajuda a resolver problemas como dor, ansiedade e depressão.
Para tantos problemas, são muitas soluções – ou melhor, manobras. “Atualmente, apenas na China, são mais de cem ‘manobras’ de Tui Na, como são chamadas as técnicas de massagem. Pressoterapia, rolamento, amassamento, deslizamento, técnica do polegar e alongamento são alguns exemplos”, relata o reumatologista Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra).
Seja qual for a “manobra”, de forma geral, a massagem sobre a pele provoca estimulações nervosas e, por uma ação reflexa direta na medula, leva à redução do tônus muscular, gerando relaxamento e bem-estar. Os estímulos nervosos desencadeados com a massagem também proporcionam o alívio da sensação dolorosa ao bloquearem a condução nervosa das fibras de dor, um mecanismo conhecido como “portão medular da dor”. “Os estímulos que chegam ao cérebro aumentam a produção da serotonina no cérebro, uma substância que dá uma profunda sensação de calma e bem-estar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário