Ano XIII - 2023

Massagem anti-estresse (anti stress)


O termo estresse é relativamente moderno. Ele foi mencionado pela primeira vez, pelo médico Hans Selye. Hoje, o termo é bastante difundido e faz parte do dia a dia do mundo ocidental. Em alguns casos, é até considerado uma “qualidade” e muitas pessoas se orgulham de ter vidas corridas e estressantes.
O estresse é, na verdade, uma reação de adaptação fisiológica e hormonal, ativada devido a fatores mentais e físicos. Ele pode ter várias reações, como dores, congelamento, medo ou fuga. Na verdade, o estresse é importante e existe em quase todos os mamíferos e outras espécies de vida elevada. O ser humano pode sentir estresse causado por sobrecarga assim como por pouco estímulo.
Numa situação de muito trabalho, o corpo precisa ser ativado. A hipófise libera hormônios, que por sua vez estimulam a glândula suprarrenal a produzir adrenalina, cortisol e noradrenalina. Estes três hormônios têm grandes impactos nos órgãos e tecidos humanos. O nível de insulina no sangue diminui e a pessoa tem um aumento de glicose no sangue. O estresse também diminui a atividade do sistema parassimpática e aumenta o sistema simpático. Isto leva a um ritmo cardíaco e a pressão sanguínea mais elevada. Alem do mais, o corpo tira sangue dos órgãos que não são necessários para a sobrevivência imediata, como os rins e os intestinos. Os músculos e o coração recebem mais sangue e o ritmo de respiração aumenta.
Muitas vezes, o estresse provém da nossa psique. Angústia, ansiedade e sentimentos de culpa são alguns exemplos que podem levar ao estresse. Muita gente sente estresse quando tem que falar com o chefe, fazer uma prova ou falar em público. A gente sabe que estas ações não são perigosas. Mas a nossa mente liga o sistema de estresse e nós sentimos o pulso e a respiração aumentarem. Não há riscos se isto acontece de vez em quando. Mas se o nosso corpo está ligado ao estresse 24 horas por dia durante muito tempo, podemos ter vários problemas. Algumas das consequências do estresse são: cansaço, irritação, dores na barriga, dores musculares, pressão alta, dificuldade de dormir ou problemas mais graves.




Que benefício tem a massagem para o estresse?
A massagem relaxa a musculatura e ativa o sistema parasimpático que, por sua vez, traz bem estar e relaxamento. A massagem também libera o hormônio ocitocina, que ajuda a combater o estresse. A massagem tem ainda bons efeitos no tratamento da angústia e da ansiedade e aumenta a tolerância à dor, aliviando a tensão nos músculos gerando mais flexibilidade. A pressão tende a cair com a massagem e as circulações sanguínea e linfática têm bons efeitos no sistema imunológico do corpo. A massagem também traz sensações de carinho, conforto e disposição. Mesmo assim, a massagem não deve ser usada na substituição da medicina convencional. Sempre é bom o seu médico saber que você está fazendo massagem.


http://www.clinicademassagem.net.br/massagem-anti-estresse-anti-stress

Nenhum comentário:

Postar um comentário