Ano XIII - 2023

A drenagem linfática manual

É um método de massagem que estimula as funções do sistema linfático, restabelecendo o equilíbrio dos líquidos, evitando ou tratando edemas (inchaço/retenção), por meio de manobras precisas, leves, suaves, lentas e rítmicas executadas com pressões muito suaves, nunca podendo provocar dor e hematoma em nenhuma situação.

A massagem é indicada para pessoas com retenção de líquidos e edemas devido ao seu efeito drenante e desintoxicante. Melhora o aspecto das irregularidades teciduais produzidas pela celulite, por renovar os líquidos entre as células (removendo toxinas e líquido excedente).

Em pós-operatórios de cirurgia plástica, a drenagem auxilia na cicatrização e na absorção de edemas e hematomas, diminuindo assim a dor e a probabilidade de formação de fibroses.

Essa técnica é o tratamento estético mais adequado para a gestante, a partir do terceiro mês de gestação. Pode prevenir e trata as complicações decorrentes da gravidez, auxiliando na retenção de líquidos, inchaços, nos problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.

A drenagem, quando bem executada, produz quase sempre uma ação tranqüilizante e de bem-estar. O seu efeito drenante é imediatamente visível logo após a sessão de tratamento, continuando sua ação nas horas subseqüentes.

Associado às mudanças de hábitos alimentares a drenagem pode ser preciosa no tratamento e prevenção de retenção de líquidos e celulite, garantindo melhores efeitos do tratamento. Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, fibras que ajudam a varrer as toxinas e manter intestino funcionando adequadamente, muita hidratação e até  uso de fitoterápicos que ajudem a drenar os líquidos para fora do teu corpo, são boas investidas que podem ser orientadas  por seu Nutricionista.

E claro, atividade física regular, sempre!



Matéria escrita pela minha fisioterapeuta, especialista em Dermato-Funcional (estética), Camila Milani Machado Ferreira, que atende no Jd. Aeroporto.

Tels: 5594-1570/9666-1716.

E-mail:fisioterapia.dermato@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário